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Equipe

A construção da Creche Curió ocorreu de outubro de 2014 a dezembro de 2015 e iniciamos as atividades em fevereiro de 2016. Durante esse período, teve como idealizadora a diretora Andréa.

 

Diretora: Andréa Sampaio Pitta - direcao@crechecurio.com.br

Casada, engenheira, pós graduada em Administração Escolar e Psicopedagogia.

Coordenadora: Elenice - coordenacao@crechecurio.com.br 

Professoras: Ana Lúcia, Angela, Gil, Helen,

Iasmine, Joana, Olga e Paula.

Auxiliares: Erica, Fernanda,

Josy, Lane, Luma, Magali, Maria, Neuma

Nicoly e Vilma.

Limpeza: Raphaella, Cida e Irene.

Porteiro: Sérgio e Raimundo.

Cozinheira: Rose.

 

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Parceiros

Psicopedagoga - Ercília

As atividades extras desenvolvidas possuem uma metodologia específica, com abordagens teóricas e práticas, seguindo as diretrizes da Proposta Pedagógica da Educação Infantil.

 

A psicomotricidade estimula o raciocínio e as sinapses no sistema neurológico através do movimento. O estímulo à movimentação do corpo na infância não só reflete na aprendizagem, mas também, na formação integral da criança. Pois é uma ciência que considera o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor dentro de um ambiente social. O trabalho envolve um olhar sensível com as crianças, com o objetivo de propiciar vivências significativas e estimular o desenvolvimento de forma harmoniosa e integral. 

Os elementos básicos da psicomotricidade são: 

  • Desenvolvimento do esquema corporal;

  • Lateralidade (efetividade das funções cerebrais e do corpo em relação a cada lado),

  • Orientação espacial;

  • Orientação temporal e

  • (tônus, a postura e o equilíbrio estático e dinâmico fazem toda diferença no processo de aprendizagem).

As atividades psicomotoras são promovidas de forma lúdica em um ambiente agradável e motivador. A professora se desvincula da repetição mecanicista dos movimentos e prioriza atividades que desenvolvam corpo e mente, ou seja, o organismo de forma global. A brincadeira é um canal direto que a criança usa para exprimir seus desejos e emoções.

Psicomotricidade - Valéria

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Música - professor Marcello

A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.

Essa linguagem faz parte de cultura das crianças por causa das canções de ninar e das brincadeiras. A música as encanta, dá-lhes segurança emocional e confiança.

O trabalho desenvolvido contará com atividades lúdicas, envolvendo a expressão corporal, exploração instrumental e vocal, para que as crianças sejam capazes de se expressar e se comunicar através da música. Através das canções infantis, nas que as sílabas são rimadas e repetitivas, e acompanhadas de gestos que se fazem ao cantar, a criança melhora sua forma de falar e de entender o significado de cada palavra.

Com a música, a expressão corporal da criança se vê mais estimulada. Utilizam novos recursos ao adaptar seu movimento corporal aos ritmos de diferentes músicas, contribuindo desta forma na potencialidade do controle rítmico de seu corpo.

 

Capoeira - professora Deise

Brincadeira de Angola é um método para prática pedagógica da Capoeira, que toma por princípio o caráter lúdico da Capoeira

Angola. Pensando numa Pedagogia da Capoeira que possa auxiliar professores da Educação Infantil a utilizar a cultura em sala

de aula, dividimos a base fundamental do ensino da capoeira em quatro princípios:

Naturalidade do movimento

O uso da capoeira para estimular as crianças a manter, aprimorar e, em muitos casos, recuperar movimentos próprios do corpo

humano é ponto essencial do trabalho de corpo e movimento para a Educação Infantil.

A capoeira possibilita às crianças um reencontro com posições corporais como: rastejar, acocorar, engatinhar ou andar nos quatro

apoios, preparando o corpo de modo orgânico para novas experiências corporais.

Os movimentos da Capoeira fascinam as crianças por sua semelhança com o mundo animal. Nomes como “coice do cavalo”, “rabo

de arraia”, “caranguejo” têm apelo forte para a imaginação infantil.

 Criatividade

Na Capoeira a autonomia nasce num ambiente que favorece a criatividade e a livre expressão artística, tendo o corpo e a música como veículo dessas forças.

O fazer musical nas aulas de Capoeira na Educação Infantil é tradicionalmente iniciado de forma espontânea, despadronizada, baseada na pesquisa sonora improvisada.

 Cooperatividade

A nossa evolução, em termos genéticos, se deu em função das soluções cooperativas para as questões essenciais A cooperação é o que diferencia a capoeira das outras artes marciais.

A Capoeira firma a ideia de que o jogo, o prazer e a aprendizagem devem nascer em um ambiente de harmonia e cooperação.

 Historicidade

As músicas da capoeira são uma verdadeira biblioteca oral, perpetuando saberes, mitos, ritos e valores históricos caros à cultura popular.

 

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Culinária - Nutricionista Lucia

Lidar com a preparação da comida pode significar diversão e as aulas de culinária, que mais parecem um momento de brincadeira, são, na verdade, um momento de muita concentração e aprendizagem. A criança tem a oportunidade de testar, se sujar, vivenciar a produção da receita e experimentar alimentos diferentes de maneira prazerosa, organizada e segura.

Aborda os cinco sentidos, tato, olfato, paladar, visão e audição, ampliando as descobertas e utilizando diferentes linguagens.

Proporciona a familiarização de alimentos crus, cozidos, inteiros ou picados para que elas tenham a oportunidade de manuseá-los e sentir seus cheiros, suas texturas, suas cores, seus sabores.

A experimentação de diferentes sabores, texturas, cores, formas dos alimentos tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento de atitudes positivas frente aos diferentes tipos de alimentos.

 

Inglês - Blooming

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